Comitê de Integridade em Pesquisa - CIP
O Comitê de Integridade em Pesquisa – CIP do Centro Universitário FUNVIC – UniFUNVIC está em fase de implementação.
Este Comitê tem funções educativas, consultivas e deliberativas sobre questões envolvendo comportamentos não condizentes com as boas práticas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
O Comitê é constituído por sete integrantes, representantes da graduação e da pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento.
O Comitê se reúne ordinariamente e extraordinariamente de acordo com as demandas para sua análise e deliberação. Também planeja e implementa atividades educativas que são realizadas ao longo do ano letivo.
A participação neste Comitê pressupõe integridade na prática da pesquisa, impessoalidade, imparcialidade e rigor na análise e opinião sobre os fatos que venham a ser trazidos e descritos nas reuniões, além do interesse e disponibilidade.
O CIP recebe denúncias sobre possíveis violações das boas práticas em pesquisa e conduz investigação de maneira justa e rigorosa, com sigilo e respeito ao princípio jurídico da presunção de inocência.
Enviar denúncias para: cip@unifunvic.edu.br
- Regulamento do CIP - UniFUNVIC - Campus Pindamonhangaba
- Portaria - CIP - UniFUNVIC - Campus Pindamonhangaba
O CIP do UniFUNVIC está comprometido em disseminar a cultura de integridade em pesquisa por meio de ações educativas para capacitar os pesquisadores e de orientações específicas, sempre que houver demanda.
A preservação dos valores de boas práticas em pesquisa depende também da percepção da comunidade acadêmica e da sociedade, de que o CIP e a instituição estejam prontos para analisar de forma justa e responder com rigor às violações de conduta dos pesquisadores.
Por isso, o CIP recebe denúncias sobre possíveis violações das boas práticas em pesquisa e conduz análise de maneira justa e rigorosa, com sigilo e respeito ao princípio jurídico da presunção de inocência. Os casos e conclusões são divulgados publicamente, sem menção ao pesquisador, para que tenha efeito educativo e a comunidade acadêmica e a sociedade tomem ciência das violações e possíveis prejuízos coletivos.
Investigações e conclusões