Estimular o empreendedorismo local é um fator determinante para criação de empregos e geração de novas oportunidades. Para que isso aconteça, a troca de experiência entre empresários e entidades que fomentam negócios estreita relacionamentos e fomenta o surgimento de novas idéias.
Com este cenário empresarial formado, a ACI Mococa junto do Sebrae marcou uma reunião no campus da FUNVIC Mococa para que este debate auxilie na apresentação de produtos e serviços em diversos segmentos do mercado.
Chamada de “Sessão de Negócios”, em torno de vinte e cinco profissionais, conversaram e planejaram ações que tem como foco a troca de experiências entre eles.
Em um ambiente de criatividade, várias idéias surgiram; a intenção agora é colocá-las em prática.
A proposta de uma atividade solidária em dezembro escolheu o Lar dos Velhinhos para ser beneficiado com doação de itens essenciais para os idosos. A iniciativa foi feita pelas turmas dos 4º anos, que visitaram o local.
Dentre os itens doados estavam fraldas, aparelhos de barbear, xampus, café e óleo. Para conseguir os produtos, as turmas organizaram uma campanha na escola através de cartazes, vídeos e bilhetes.
A entrega dos produtos foi feita pelas crianças e, muito mais que as doações materiais, as crianças disponibilizaram tempo, carinho e atenção. Foram ricos momentos que marcaram a vida dos alunos e pessoas que ali moram.
Cento e dez mudas de árvores foram plantadas na área externa da educação infantil. As mudas foram doadas pelo Grupo Ecológico Olho d´Água e irão compor a fachada desta parte da escola e ainda proteger este imenso espaço.
Mudas nativas, frutíferas e ornamentais irão crescer e florescer; como exemplo de mudas, pode-se destacar amostras de jacarandá mimoso, ipê roxo e branco, eritrina e frutíferas como amora, pitanga, uvaia, acerola, groselha, goiaba, manga, abacate, entre outras.
Esta última ação do ano faz parte da extensa variedade de atividades do Projeto de Educação Ambiental da FUNVIC Mococa, que é coordenado pela professora Rosani Cristina Rigamonti e que abrange os diversos níveis educacionais da escola e também da Faculdade.
A quadra da FUNVIC Mococa foi palco de uma manhã esportiva. Nela, estavam reunidos alunos de três escolas: Escola FUNVIC, Grupo TUMM e Escola Aspase.
Repletos de energia e disposição, o evento foi disputado entre todas as entidades na modalidade Handebol. Puderam participar do campeonato crianças com até onze anos e as disputas foram feitas tanto por equipes masculinas quanto femininas, num total de seis jogos. Na abertura do evento, alunos do Grupo TUMM fizeram uma apresentação.
Os jogos realizados nesta manhã foram para fechar um conjunto de outras modalidades que foram disputadas em
A ideia é que não haja campeões, mas si, uma competição saudável onde todos participem. Todas as escolas foram premiadas com troféus e ao final, puderam saborear um gostoso lanche.
Veja o álbum de fotos
Alunos, professores, colaboradores e parceiros da FUNVIC Mococa caminharam até o Parque Ecológico São Sebastião para sensibilizar a comunidade da importância de preservação desta imensa área urbana verde.
Desde 2001 o parque está sob responsabilidade da Fundação Ecologia e Vida de Mococa, que zela pelo espaço através do plantio de mudas, limpeza e outros cuidados essenciais para sua perfeita preservação.
Contudo, para que o trabalho de manutenção continue sendo feito, investimentos devem ser propostos, inclusive para a construção de uma sede.
Por isso, uma campanha de doações foi lançada e a caminhada é o ponto de partida desta empreitada. Assim, faz-se necessárias doações de equipamentos e materiais e contribuições mensais para a implantação de um programa de preservação ambiental para a área.
A proposta sugere participação de todas as escolas públicas do município (para capacitação de educação ambiental) com visitas monitoradas. Além disso, a associação sugere o auxílio mensal de empresas e moradores para que as atividades de recuperação tornem-se mais efetivas.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição estudantil aberta à participação de escolas públicas ou privadas. Podem participar do evento alunos do primeiro ano do ensino fundamental até estudantes do último ano do ensino médio. Desde 1998 a Sociedade Astronômica Brasileira aplica a prova.
Com um histórico de premiações em anos anteriores, este evento já faz parte do calendário da Escola FUNVIC.
A prova é realizada em apenas uma fase com quatro níveis diferentes de conteúdo de acordo com o ano em que o aluno está e tem como objetivo principal a difusão do conhecimento astronômico e o estímulo ao interesse dos jovens pela Astronomia, pela Astronáutica e ciências afins.
Este ano, cerca de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio participem da Olimpíada.
Resultado da 22º OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica:
Medalha de Ouro:
Medalha de Prata:
Medalha de Bronze:
As aulas de robótica foram pensadas para alinhar a grade curricular tradicional junto dos desafios de uma sociedade em constante mudança. Hoje, com os desafios deste ambiente tecnológico, desenvolver um raciocínio lógico, torna-se importante.
As aulas começaram no início deste ano letivo e os trabalhos já renderam várias atividades. A mais recente é uma competição entre as salas do fundamental II. Para realizar a disputa, as salas foram divididas em equipes com o objetivo de realizar um trajeto com robôs. O grupo que fizer o trajeto no menor tempo possível e com menor número de erros durante o percurso, vence.
A competição, em clima amigável, é significativa pois estimula o trabalho em equipe e instiga a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções.
Iniciada na semana passada, a disputa já conta com vários embates saudáveis: os alunos criam a programação para melhorar desempenho do robô para ser mais rápido.
Veja mais imagens
A entrada no ensino superior é um objetivo sonhado por muitos jovens e, para conquistar esta meta, muito trabalho deve ser feito.
Para auxiliar neste caminho, a Faculdade FUNVIC de Mococa, oferece visitas guiadas à instituição para orientar e direcionar o futuro universitário para a melhor escolha profissional.
Hoje, a instituição disponibiliza cursos presenciais e a distância. Conta ainda com uma metodologia de ensino dinâmica, que é sugerida pelo MEC e alinhada ao programa de renomadas instituições de ensino superior. Conhecida como metodologias ativas, esta técnica transforma o aluno em protagonista da aprendizagem e tem o problema como elemento motivador e integrador do conhecimento.
Além destas técnicas dinâmicas, que torna o estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, a faculdade oferece um amplo programa de bolsas de estudo junto de uma infraestrutura diferenciada com programas de estágios e contatos com diversas empresas.
Nesta semana, diversas escolas estaduais visitam o Campus Mococa, com intuito de interagir com este sistema moderno de ensino. Além disso, é uma oportunidade para conhecer o ambiente acadêmico e se familiarizar com o cotidiano de uma faculdade.
As turmas do quarto ano do fundamental foram até o viveiro do Grupo ecológico Olho D´água para aprender, observar e realizar plantios de mudas. Para isso, assistiram a uma palestra e depois colocaram as mãos na terra para realizar o plantio das sementes.
Além de aprender a plantar, as crianças conheceram várias áreas do viveiro, plantaram 70 mudas de Cabreúva e experimentaram algumas frutas colhidas direto no pé, como a acerola, que estava forrada de frutas.
A visita ao viveiro faz parte das atividades do Projeto de Educação Ambiental, que tem por objetivo tornar a escola mais sustentável. Hoje, os quartos anos são responsáveis pelo bosque da escola.
A volta à escola foi bem produtiva, pois trouxeram cerca de 25 mudas de árvores frutíferas e nativas. Alguns exemplares de mudas trazidas foram a araucária, o palmito, a acerola, a jabuticaba, a pitanga e a nona.
Agora, essas mudas serão plantadas e irão enriquecer ainda mais a área do bosque.
Veja o álbum de fotos
As turmas de pedagogia puderam desenvolver novos conhecimentos com quatro dias de estudos através de palestras com temas voltados à “Cultura de Paz”, que são diversas diretrizes propostas pela UNESCO para produzir o desenvolvimento.
Segundo a coordenadora do curso, Professora Rosani Rigamonti, a Cultura de Paz são ações voltadas para criação de uma sociedade mais justa, mais humanitária e mais tolerante. Neste sentido, transmitir esses temas para futuras educadoras é de fundamental importância para a criação de uma consciência coletiva mais igualitária.
Temas contemporâneos como impactos ambientais e o direito da mulher foram alguns assuntos tratados nas conversas.
Ao final da semana, na sexta, os universitários puderam ir ao Cine Mococa para assistir o filme “Joker”.
Assista ao vídeo
Veja fotos:
álbum 01
álbum 02
álbum 03
A FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã é uma fundação educacional privada sem fins lucrativos, com sede na cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, no Brasil; localizada no principal eixo socioeconômico da América Latina, situada entre as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.
Acesse aqui o Relatório de transparência e Igualdade Salarial - LEI 14.611.