O Licenciamento Ambiental: Preparo e Manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental

Objetivo

O curso conduzirá o participante para uma postura ética, responsável e eficiente com relação aos aspectos e impactos ambientais de uma organização. A implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como base o atendimento aos padrões e exigências técnicas estabelecidos com base legislação ambiental. Questões práticas e valiosos tipos de instrumentos de gestão serão apresentados e discutidos, proporcionando uma visão eficiente, sistêmica e integrada das tecnologias aplicadas na geração, coleta, tratamento e/ou destino de poluentes atmosféricos, líquidos e sólidos. Destacam-se questões práticas relacionadas aos: 1) sistemas de controle de fontes de poluição, sua: implantação, manutenção e operação; 2) etapas do licenciamento ambiental; 3) sistemas de informação e monitoramento; 4) rotinas de manutenção, operação, de sistemas de controle de poluentes.

Público-Alvo

Profissionais que atuam nas áreas ambientais em órgãos do governo, empresas dos diversos segmentos, empresários, consultores, professores e alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação que desejam se capacitar.

Conteúdo Programático
  • Analisar de forma crítica a legislação ambiental vigente e a sua aplicação, dificuldades e soluções encontradas diante de poluição e impactos gerados pela atividade humana.
  • Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6938/81) e a atribuição dos órgãos responsáveis: federal, estadual e municipal no licenciamento e fiscalização de fontes de poluição.
  • Principais atos da Legislação ambiental em vigor: leis, decretos, resoluções e portarias.• Licenciamento Ambiental Unificado em SP.
  • Etapas do Licenciamento, prazos de validade e custos: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
  • Gerenciamento e procedimentos administrativos do processo de licenciamento ambiental• Acompanhamento de Inspeções, cumprimento de exigências técnicas, recursos e respostas.• Documentação necessária, em destaque formulários da CETESB: “Solicitação de”, e Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE)
  • Levantamento de aspectos ambientais, sistemas de controle de poluentes atmosféricos, líquidos e sólidos, áreas verdes especialmente protegidas.
  • Sistemas de monitoramento e auditorias.
  • Obtenção de informações estratégicas e elaboração de relatórios gerenciais conclusivos e críticos.

4 parcelas mensais de R$ 390,00 (Instalações da FUNVIC)

4 parcelas mensais de R$ 300,00 (Instalações do CLIENTE, opção in company)

Sobre o curso

MÉTODO