30 de novembro: Dia do Teólogo

30 de novembro, Dia do Teólogo! Parabéns a todos que dedicam a vida a compreender a busca do homem por Deus por meio das religiões.

O que é Teologia?

Etimologicamente, Teologia é a junção de dois termos gregos: Theós + logia = Deus + estudo. No caso da palavra grega logia, seu significado expressa “saber”, “ciência”. E Théos significa Deus. Portanto, etimologicamente, Teologia é “um discurso, um saber, uma palavra, uma ciência de/ou sobre Deus”. Ou seja, Teologia é expressar através da palavra o conceito que se faz do Deus vivo no pensamento humano. Um curso de Teologia desperta nos futuros teólogos e teólogas uma vida espiritual integral de comprometimento com o saber bíblico-teológico para servirem à evangelização, à pastoral, à pesquisa e ao diálogo da Igreja com a sociedade, nos diferentes aspectos: biossociais, político-econômicos, éticos, multiculturais, científicos e educacionais, propondo caminhos de diálogos para a transformação da sociedade pós-moderna. Em casos vocacionais, serve como preparação para o ministério pastoral e capacitação missionária.

Qual a importância da Teologia no mundo?

A Teologia tem contribuído de forma decisiva na formação e capacitação de pessoas para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos serviços religiosos, sociais e humanitários. A história social revela a forte disposição do ser humano pela busca de respostas de natureza espiritual; o que indica que a busca pelo Sagrado se faz presente, de forma marcante e isso pode ser percebido nas mais diversas manifestações de grupos humanos na cultura contemporânea. Nesse contexto, a Teologia se propõe discutir, em diferentes níveis educacionais para a compreensão do ser humano, não apenas na relação com o Sagrado, mas também nos modos pelos quais as representações de Sagrado interferem nos vínculos interpessoais, na construção de projetos de vida e na relação do ser humano com os acontecimentos mais significativos do cotidiano.

Quais são as áreas de atuação para um graduado em Teologia?

O profissional desta área tem uma gama de oportunidade, como:

• Liderança eclesiástica e ministerial (igrejas, pastorais e ministérios);
  • Agências missionárias e/ou humanitárias;
  • Capelania hospitalar, empresarial, escolar, militar, prisional, esportiva e em plataformas marítimas;
  • Docência no Ensino Teológico e áreas afins das humanidades;
  • Promotores de políticas públicas;
  • Editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião;
  • Atividades em ONGs de atendimentos religiosos, sociais e humanitários;
  • Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Teologia, Ciências das Religiões e afins.

Nesse 30 de novembro, Dia do Teólogo, lembrem-se, principalmente, de valorizar a Teologia. Estudar as religiões não significa ser devoto, mas sim entender a nossa história